Sarau Sopapo Poético recebe Eliane Marques

By / 1 semana ago / Eventos / No Comments

A convidada deste mês é poeta, ensaísta, editora, roteirista e conquistou o Prêmio Açorianos de Literatura em 2016

A poeta e ensaísta Eliane é graduada em Pedagogia e Direito e mestre em Direito Público pela Unisinos. (Foto: Maurício Oliveira)

Na terceira edição de 2018, o Sopapo Poético recebe a poeta, ensaísta, editora e roteirista Eliane Marques. O evento se realiza no dia 29 de maio, terça-feira, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó (CRN), na Avenida Ipiranga, 311, Bairro Menino Deus, em Porto Alegre. A entrada é franca.
O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC), desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Sobre Eliane Marques

Natural de Santa do Livramento/RS, Eliane Marques é poeta, ensaísta, editora e roteirista. Publicou, entre outros, os livros de poesia “Relicário” (2009) e “e se alguém o pano, vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura 2016, na categoria poema. Eliane é coordenadora da Escola de Poesia e co-editora da revista de poesia Ovo da Ema. Participou de inúmeros projetos relacionados à produção literária, destacando-se o Escritas em Trânsito (FUNCEB-Salvador-Bahia/2017) e a III Jornada de Autoria Negra da Universidade Federal de Brasília/2016. Integra o Catálogo Intelectuais Negras Visíveis. Conduziu o projeto “Poetas do Futuro” cujo trabalho originou a revista “Não é o Bicho” (2012). Organizou os livros “No meio da meia-lua, primeiros versos”, do coletivo “Africanamente Escola de Capoeira Angola”, “Estamos Quites”, de Jorge Fróes (publicados pela Editora Vidráguas e pela Escola de Poesia, em 2013 e 2015) e “Nomes à margem”, de Túlio Henrique Pereira (2017), entre outros. Coordenou, junto com outros poetas, o AEDO – Arte e Expressão da Oralidade – Festival de Poesia, bem como as várias edições do Porto Poesia. Coordenou o extinto grupo de teatro aguaceiro e atuou no curta-metragem “Uma carta ao presidente”. Trabalhou como produtora executiva e diretora do documentário Wole Soyinka – A forja de Ogum. Ministrou, entre outros, o curso “O mal-estar na sociedade contemporânea”, na Après Coup Porto Alegre Psicanálise e Poesia (2016 e 2017). Eliane é graduada em pedagogia e direito; mestre em direito público pela Unisinos e Especialista em “Constituição, Política e Economia”, pela Ufrgs.

Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. É solicitado aos pais que levem lanches saudáveis para seus filhos compartilharem com as outras crianças.

Feira Afro

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

Cine Kafuné
Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.
Apoios
Cine Kafuné
SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros
Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)
Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing
Feijão & Lentilha Photography
Negrestyle – design gráfico
Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria de Desenvolvimento Social

Serviço
O quê: Sarau Sopapo Poético convida Eliane Marques
Quando: 29 de maio de 2018, às 19h30min
Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Alberto Feijó – CRN, Av. Ipiranga, 341, Menino Deus, Porto Alegre
Quanto: Entrada franca
Contato: (51) 99365-3315 – 99117-4559 – 99317-6497 – 99218-5449 – sopapo.poetico@gmail.com

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *