SEPPIR e MTE discutem geração de emprego e renda

“Na área do trabalho, nós lidamos com o mercado, a iniciativa privada, e não apenas com o setor público. Por isso, a necessidade de incluir ações afirmativas nos diversos setores, além da promoção de igualdade racial e a inserção da população negra”, afirmou a ministra Nilma

Geração de emprego e melhores condições de trabalho para a população negra foram os principais temas da reunião entre a ministra da Igualdade Racial, Nilma Lino Gomes, e o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, que aconteceu nesta quinta-feira (23), na Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), em Brasília.

“Na área do trabalho, nós lidamos com o mercado, a iniciativa privada, e não apenas com o setor público. Por isso, a necessidade de incluir ações afirmativas nos diversos setores, além da promoção de igualdade racial e a inserção da população negra”, afirmou a ministra Nilma.

A titular da SEPPIR destacou também a importância da realização de pesquisas para subsidiar as ações. “Todas as políticas de promoção da igualdade racial que nós temos implementado no governo federal têm sido respaldadas por dados que foram confirmando as desigualdades raciais. Esse acompanhamento mostra a necessidade de termos um recorte afirmativo”, acrescentou.

Estiveram presentes, ainda, o secretário executivo da SEPPIR, Giovanni Harvey; a presidente da Fundacentro, Maria Amelia Souza Reis; e os assessores Mário Barbosa e Sergio de Sepulveda, do MTE.

Sinapir

Além da pauta, a ministra ressaltou a relevância do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), no fortalecimento das políticas. Coordenado pela SEPPIR, o Sistema tem a função de organizar e promover políticas de igualdade racial, compreendidas como conjunto de diretrizes, ações e práticas a serem observadas na atuação do Poder Público e nas relações entre o Estado e a sociedade. Mais informações encontram-se disponíveis no linkhttp://www.seppir.gov.br/sinapir/arquivos-para-downlad/passo-a-passo-sinapir .

Fonte: Seppir

Compartilhe

Voltar ao topo