Sarau – Sopapo Poético, apresenta: ‘Seu’ Renato Borba

By / 4 semanas ago / Eventos / No Comments

Na edição de setembro de 2018, o Sopapo Poético recebe ‘Seu’ Renato Borba, sambista e compositor, nascido e criado no Bairro Mont’serrat, antigo reduto da comunidade negra porto-alegrense.

‘Seu’ Renato Borba é destacado compositor negro do sul. (Foto: Kyzzy Barcelos)

O sarau SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura), sempre na última terça-feira do mês. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, desde 2012, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências, reunindo artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Sobre “Seu” Rento Borba

Renato Silva Borba é ativista do movimento negro, músico e compositor popular. Do Bairro Mont’Serrat, território negro de Porto Alegre, realiza uma obra prima do samba aos moldes dos músicos das antigas. Suas composições são permeadas pelo cotidiano, territorialidade, contexto histórico e ancestralidades, trazendo referências de bambas como Paulinho da Viola, Cartola, Bide e Marçal, Ismael Silva, Nelson Cavaquinho e os gaúchos Lupicínio Rodrigues, Pedro Cunha e Nilo Feijó.

‘Seu’ Renato resolveu dedicar-se à musica na década de 90, quando estava quase se aposentando como petroleiro. Iniciou estudo de violão com o professor Catulo. Depois, em Porto Alegre, com Jorge Carada e Manoel Peres. Nesse período, começou a compor e, hoje, aos 74 anos, coleciona um vasto repertório autoral e leva sua música para bares e outros espaços que compartilhem dos ideais de igualdade e fraternidade. Na sua trajetória de militante do movimento social negro, destaca-se a sua atuação como presidente da UNEGRO/POA e no Conselho Municipal do Povo Negro em Porto Alegre. Atualmente, ‘Seu’ Renato participa da organização do Sarau Sopapo Poético e da diretoria do Sindicato dos Músicos do RS e é membro da ASSCOMGA (Associação dos Compositores de Samba do RS).

O Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Sempre é pedido para os pais levarem lanches saudáveis para seus filhos compartilharem com as outras crianças.

A Feira Afro

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

O Cine Kafuné

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

Ficha técnica

Realização: Associação Negra de Cultura – ANdC

Apoios: Cine Kafuné, SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros, Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa), Silvia Abreu Consultoria Integrada de Marketing, Feijão & Lentilha Photography, Negrestyle – design gráfico, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte – SMDSE

Serviço 

O quê: Sopapo Poético apresenta: “Seu” Borba

Quando: 25 de setembro (terça-feira), às 19h

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó,

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus, Porto Alegre

Quanto: Entrada franca

Contatos: (51) 99365-3315 | 99117-4559 | 99317-6497 | 99218-5449

sopapo.poetico@gmail.com

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *