Sopapo Poético: Documentário Celebra a história do carnaval de Porto Alegre

carnaval anos 30 floresta auroraBloco da Sociedade Floresta Aurora com sua rainha. (Foto: Divulgação)

Iniciando seu ciclo de saraus do ano de 2017, o Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia tem a grande satisfação de receber a fotógrafa e pesquisadora Irene Santos, com o lançamento do dvd “Outros Carnavais”. A atividade acontece no próximo dia 28 de março, data em que o Sopapo Poético completa cinco anos de atividades ininterruptas, no Centro de Referência do Negro Nilo Feijó.

O sarau Sopapo Poético é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

9888fef4048085c7607f85aa4f46b002

(Foto: Divulgação)

Sobre a fotógrafa Irene Santos

Parceira e frequentadora do Sopapo Poético desde as suas primeiras edições, a fotógrafa e pesquisadora IRENE SANTOS, tem realizado um trabalho de extrema relevância à preservação da memória da comunidade negra em Porto Alegre. Licenciada em História pela UFRGS, foi “atrás das lentes” que Irene se realizou profissionalmente. Como fotógrafa de artistas da cidade, tornou-se conhecida no meio artístico, o que a levou à realização de várias exposições individuais de fotografia em lugares prestigiados como o MARGS, a Galeria do Theatro São Pedro e a Casa de Cultura Mario Quintana. Em 2005, com financiamento do Fumproarte, concebeu o projeto do livro NEGRO EM PRETO E BRANCO – História Fotográfica da População Negra de Porto Alegre, o qual muito foi bem acolhido pela comunidade porto-alegrense, a ponto de receber o troféu Açorianos de Literatura Especial. Ainda com financiamento Fumproarte, publicou, em 2010, o livro COLONOS E QUILOMBOLAS e, em 2014, o site OUTROS CARNAVAIS, sobre o carnaval de rua de Porto Alegre.

Sobre o documentário Outros Carnavais

O projeto OUTROS CARNAVAIS – Memória do Carnaval de Rua de Porto Alegre aborda a festa mais popular da cidade, pesquisando seus traços característicos e revelando a emoção que envolvia os seus mantenedores, no período de 1930 a 1969. O projeto visa dar uma contribuição à história do negro porto-alegrense, privilegiando a oralidade, trazendo à luz uma série de histórias de tempos nem tão remotos e enfatizando a importância que os próprios protagonistas lhes atribuem na sua luta pela afirmação de sua identidade negra. A pesquisa resultou em um site que ficou no ar de 2014 a 2016. Em 2017, todo o conteúdo pesquisado foi convertido em um formato acessível off line, possibilitando o uso em sala de aula sem necessidade de internet. É a maneira de contribuir para a implementação da lei 10.639/03, trabalhando o conhecimento e a valorização da identidade cultural da população negra de Porto Alegre. A partir do dia 28 de março de 2017, todos os vídeos e fotografias do site poderão ser acessados no canal do Youtube “Projeto Outros Carnavais”.

Sobre o Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicitamos aos pais que tragam lanches para serem compartilhados no Sopapinho.

Sobre a Feira Afro

A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e apoiam o sarau. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

Sobre o Cine Kafuné

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.

Serviço

Oquê: lançando o dvd “Outros Carnavais, de Irene Santos

Quando: terça-feira, 28 de março, às 19h30min

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó

Av. Ipiranga, 311, Menino Deus – Porto Alegre/RS

Quanto: Contribuição espontânea

Contatos: 9365-3315 – 9117-4559 – 9317-6497 – 9218-5449 – sopapo.poetico@gmail.com

Realização: ANdC – Associação Negra de Cultura
Apoio: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Cine Kafuné

Negrestyle, SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros, Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa), Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria de Desenvolvimento Social

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *