Sopapo Poético homenageia o sambista Izolino Nascimento

By / 3 semanas ago / Eventos / No Comments

FOTO PARA DIVULGAÇÃO(Foto: Evandoir dos Santos)

O convidado especial do Sopapo Poético no mês de setembro é o compositor e intérprete Izolino Nascimento, um dos pilares do samba no Rio Grande no Sul.

O sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Sobre Izolino Nascimento

Nascido em Porto Alegre, no ano de 1943, no bairro Teresópolis. Ainda criança, passou a viver em São Leopoldo, onde teve os primeiros contatos com a música e aprendeu a cantar brincando para um festival. Estudou mecânica na Escola Técnica Parobé. Sua profissão foi desenhista projetista. Como era bom de bola, foi convidado a jogar no Aymoré e mais tarde no Grêmio. O futebol lhe aproximou do samba, apesar da contrariedade da família.

A sua participação efetiva do cenário do samba gaúcho tem início através do convite de um amigo, o comunicador e radialista Carlos Alberto Barcelos, o Roxo. Assim começa a florescer sua veia poética de compositor, tendo como referência o samba de raiz, dolente, e como maior parceiro musical o grande violonista Professor Palmeira. No anos 1980, Izolino integrou o grupo O SAMBÃO e, mais tarde, foi diretor musical do talentoso conjunto SAMBA AUTÊNTICO, que marcou época nos palcos gaúchos, apresentando músicas próprias e acompanhando os maiores nomes do samba brasileiro. O Mestre Izolino também passou a encantar com seu talento no Carnaval de Porto Alegre, como intérprete e compositor de agremiações como Imperadores do Samba, Praiana, Imperatriz Dona Leopoldina, Império do Sol e outras. Em 2011, teve um CD tributo gravado por Cláudio Barulho com suas composições.

Conheça mais sobre Izolino

https://www.youtube.com/watch?v=u2m3tSwWFSM&t=471s https://www.youtube.com/watch?v=5ySv-9HsnaM

Sopapinho Poético

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.
Feira Afro
A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

Cine Kafuné

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

Realização

ANdC – Associação Negra de Cultura

Apoios Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Cine Kafuné, Negrestyle – design gráfico, Sílvia Abreu – Consultoria Integrada de Marketing, SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros, Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)

Serviço

O quê: Sopapo Poético homenageia Izolino Nascimento

Quando: 26 de setembro de 2017, às 19h30

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 331, Menino Deus, Porto Alegre

Contato: (51) 99365-3315 – 99117-4559 – 99317-6497 – 99218-5449

sopapo.poetico@gmail.com

Quanto: Entrada franca

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *