Sopapo Poético recebe Akins Kintê – O poeta consagrado pela periferia paulista lança o livro Muzimba – na humildade sem maldade

By / 2 meses ago / Cultura / No Comments

710fjzwrjt_2nppjmvzf0_file

Artista vem lançar seu primeiro livro. (Foto: Nana Prudêncio/Divulgação)

O sarau Sopapo Poético é promovido pela Associação Negra de Cultura (ANdC), desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Sobre Akins Kintê e Muzimba

O poeta, cineasta e arte-educador Akins Kintê, nascido e criado na Zona Norte de São Paulo, Brasilândia, é um artista ativo no cenário cultural dos saraus periféricos de São Paulo (SP). Em suas palavras, “nascido no berço do skindô e criado nos terreiros do ziriguiduns”, bebe de se embriagar na fonte do samba e da oralidade dos negos velhos e com a memória é um elo na manutenção na casa da ancestralidade, onde arrisca poetizar através da lente câmera.

Akins publica seus textos no blog http://akinskinte.blogspot.com.br/. Tem diversos trabalhos publicados, em duo ou coletivamente, como “Punga” (co-autoria Elizandra Souza), Edições Toró, 2007 (Poesia); “InCorPoros – Nuances de Libido” (coautoria Nina Silva) Editora Ciclo Continuo, 2011 (Poesia); “GRAP antologia poética de jovens talentos” (2007); “Sarau Elo da Corrente – Prosa e Poesia Periférica” (Edições Elo da Corrente, 2008); “Negrafias” vols. I e II (Ciclo Contínuo, 2008/2009); “Cadernos negros” vol. 33 e 35 (Quilombhoje, 2010/2012). Publicou o projeto “4°Escuro – cartões eróticos” (2013). Em parceria com escritor Cuti, organizou a antologia “Pretumel de Chama e Gozo – Antologia da poesia erótica negro-brasileira”, Editora Ciclo Continuo (2015). Dirigiu os filmes: “Vaguei os Livros me sujei com a m… Toda”, 2007; “Várzea a Bola Rolada na Beira do Coração”, 2010, “Zeca o Poeta da Casa Verde”, 2012.

É arte-educador na Fundação Casa, desde 2008 pela Ong Ação Educativa. Organizou o livro “E voa o pássaro cativo”, junto com os internos da U.I Itaquera 2009. Organizou o livro “Litera-rua-Liberdade através das palavras”, junto dos adolescentes da U.I Fazenda do Carmo 2012. Akins também participou da gravação do primeiro CD da Banda Aláfia.

No Sopapo Poético, o poeta estará lançando seu primeiro livro individual, “Muzimba – na humildade sem maldade”, acompanhado de um CD com a musicalidade do produtor Tico Pro. Inovador na sonoridade e na arrumação das rimas, o livro aborda o amor, racismo e política, temas caros à produção e ao estilo negro/periférico do autor. A obra traz poemas já conhecidos nos movimentos culturais, como o poema “Duro não é Cabelo”, vencedor do 1° festival de poesia de São Paulo; “Mulekote Matuto”, poema declamado no 1° DVD do rapper Criolo, e “Preta não Mulata”, que viralizou nas redes sociais.

Vídeos de Akins

https://www.youtube.com/watch?v=Iv9eSNjoMAg&t=273s

https://www.youtube.com/watch?v=Q06_dFJtdAQ

https://www.youtube.com/watch?v=nGyeqMivk8Q

Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia.

Feira Afro

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

Cine Kafuné

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e  documentários com foco na cultura negra.

Realização:
ANdC – Associação Negra de Cultura

Apoios:
Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, 
Cine KafunéNegrestyle – design gráfico, Sílvia Abreu – Consultoria Integrada de Marketing, SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros, Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa), Prefeitura Municipal de Porto Alegre – Secretaria de Desenvolvimento Social

Serviço

O quê: Sopapo Poético recebe Akins Kintê

Quando: 29 de agosto de 2017, às 19h30 (terça-feira)

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Alberto Av. Iipiranga,311, Menino Deus, Porto Alegre

Quanto: Entrada franca

Contato: (51) 99365-3315 | 99117-4559 | 99317-6497 | 99218-5449 – sopapo.poetico@gmail.com

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *