Sopapo Poético recebe o ativista cultural Michel Yakini

Na edição de julho 2018, o Sopapo Poético recebe o poeta, escritor e ativista cultural Michel Yakini, de São Paulo/SP, com o lançamento do romance “Amanhã quero ser vento”. 

O sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia é um encontro mensal promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, evoca o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências. Sempre na última terça-feira do mês, reúne artistas, pensadores e simpatizantes da cultura negra de resistência.

Sobre Michel Yakini

Michel Yakini é escritor, artista-educador e produtor cultural. Colunista da revista on-line Palavra Comum (Galícia – Espanha) e cofundador do Sarau Elo da Corrente, que faz parte do movimento de literatura das periferias de São Paulo.

Desenvolve atividades relacionadas à cultura negra, periférica e criação literária, ministrando cursos, oficinas, palestras e recitais de poesia. Participou de atividades literárias em Cuba, Argentina, México, França, Alemanha, Espanha, Paraguai e Chile. Autor de Desencontros (contos, 2007); Acorde um verso (poesia, 2012); Crônicas de um Peladeiro (crônicas, 2014) e co-organizador da antologia bilíngue on-line Letras e Becos – Literatura das periferias de São Paulo (2017).

Sobre o livro

Amanhã quero ser vento” (11 Editora, 136 p.) é o primeiro romance de Michel Yakini. Conta a história de Manandí, jovem mulher que deixa marido e filhas em uma pequena cidade e se muda para a metrópole em busca de si mesma. A protagonista enfrenta as durezas da vida na periferia e encontra amparo na amizade de uma recém-conhecida, Márcia, com quem acaba tendo um relacionamento amoroso.

O livro poderá ser adquirido no sarau pelo valor de R$ 40,00.

O Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Sempre pedimos para os pais levarem lanches saudáveis para seus filhos compartilharem com as outras crianças.

A Feira Afro

A Feira Afro acompanha e apoia o Sopapo Poético desde suas primeiras edições, fortalecendo o espírito comunitário do sarau. A diversidade de produtos e estilos é sua característica, reunindo afro-empreendedores e artesãos, com produção voltada para a identidade étnica. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

O Cine Kafuné

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários com foco na cultura negra.

Os apoios 

Cine Kafuné, SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros, Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa), Silvia Abreu Cosnultoria Integrada de Marketing, Feijão & Lentilha Photography, Negrestyle – design gráfico, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte – SMDSE

Serviço

O quê: Sopapo Poético recebe o ativista cultural Michel Yakini

Quando: 31 de julho de 2018 (terça-feira), às 19h

Onde: Centro de Referência Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 311, Menino Deus, Porto Alegre

Quanto: Entrada franca

Contato: (51) 99365-3315 – 99117-4559 – 99317-6497 – 99218-5449 

sopapo.poetico@gmail.com

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *