Sopapo Poético recebe o poeta e compositor baiano Juraci Tavares

foto-juraci-tavares

Dando continuidade à programação de 2016, o SOPAPO POÉTICO – Ponto Negro da Poesia, tem a grande satisfação de receber o poeta e compositor Juraci Tavares de Salvador/Bahia.

O sarau SOPAPO POÉTICO é promovido pela ANdC (Associação Negra de Cultura) desde 2012. A exemplo de outros saraus afro-brasileiros, o encontro celebra o protagonismo negro, em uma roda de atuações, reflexões e de convivências afrocentradas.

Juraci Tavares

Autor de diversas composições de blocos afros baianos, como Ilê Aiyê, Malê Debalê, Cortejo Afro, Filhos de Gandhy, entre outros, JURACI TAVARES também é escritor, filósofo, professor e construtor civil. Nascido na Liberdade (Salvador), vivenciou em grande parte da sua vida a peculiaridade da negritude no bairro mais negro do Brasil. 

Com décadas de experiências das mais diversas, continua trabalhando em prol do ser humano, com o foco nas causas negras. Há sempre um diálogo entre poesia, música e filosofia em seus trabalhos, norteados por valores ancestrais e contemporâneos. A inserção na herança africana é característica marcante de Juraci, que constrói caminhos sem se preocupar com a chegada e traz, em sua poesia musicada, a liberdade e autonomia das palavras e sons.

Pela primeira vez em Porto Alegre, Juraci mostrará no sarau temas do seu disco Umbilical, poemas sonoros contidos no livro Vocábulos Caminhantes. Ambas as obras trazem a importância da diáspora africana para o mundo e poderão ser adquiridas no sarau. 

Confira a canção Autoestima: https://www.youtube.com/watch?v=sLjZbQFM14g

Sopapinho

Com a proposta de desenvolver o interesse pela cultura e pela poesia nos pequenos, o Sopapinho é um momento de fortalecimento da identidade étnica e da autoestima das crianças negras. As atividades do Sopapinho, paralelas ao sarau, envolvem brincadeiras, artes visuais, canto, contação de histórias e a participação na roda de poesia. Solicitamos aos pais que tragam lanches para seus filhos.

Feira Afro

A diversidade de produtos e estilos é característica da Feira Afro, formada por expositores que acompanham e apoiam o sarau. Artesanato, alimentação, literatura, estética cultural, vestuário, cosméticos naturais, música – e muito mais – são opções da feira para o eclético público sopapeiro.

Cine Kafuné

Antecedendo o sarau, o Cine Kafuné projeta no telão vídeos clipes e documentários afrocentrados.

Serviço

O quê: Poeta e compositor Juraci Tavares

Quando: 25 de outubro de 2016, às 19h30

Onde: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Av. Ipiranga, 311, Menino Deus, Porto Alegre RS

Quanto: Contribuição espontânea

Informações: (51) 9365-3315 – 9117-4559 – 9317-6497 – 9218-5449

sopapo.poetico@gmail.com

Realização: ANdC – Associação Negra de Cultura

Apoios: Centro de Referência do Negro Nilo Feijó, Cine Kafuné, ACHO DIGNO – Revista eletrônica, SINDIPETRO – Sindicato dos Petroleiros, Boteko do CANINHA (Areal da Baronesa)

 

Compartilhe

Voltar ao topo