Teatro: Espetáculo Senhora das Armas celebra o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha
O Coletivo Montigente divulga que a nova temporada do nosso quilombo agora é “Quilombo Montigente”. Dando continuidade a nossa missão de ter todo mês artistas negros protagonizando a cena cultural da cidade que em julho, mês em que se comemora o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha apresentamos nosso novo espetáculo “Senhora das Armas” abrindo as portas desta nova parceria com o Centro Cultura CEEE Erico Verisssimo em Porto Alegre.
O roteiro busca explorar a força da mulher negra, por meio da interação com o clássico de Brecht “Os fuzis da senhora Carrar”, mantendo a imersão em pesquisa sobre o Teatro Negro, alicerce principal do Coletivo. Temas pertinentes a alma negra feminina como empoderamento, religiosidade afro, genocídio dos jovens negros e solidão da mulher negra são incorporados a sensível trama do alemão. A dramaturgia complementar ficou a cargo de Gil Collares e Silvana Sílvia, com consultoria antropológica de Milena Cassal.
No palco, o conflito inicia quando a comunidade em que Teresa, sua irmã e sua melhor amiga moram é invadida. Cada uma apresenta um posicionamento diferente em relação a situação, mas uma tragédia acaba impondo às quatro mulheres uma nova ordem de combate e resistência.
Ficha técnica
Direção: Gil Collares
Consultoria antropológica: Milena Cassal
Designer e comunicação: Priscila Bueno
Iluminação: José Renato Lopes
Produção: Coletivo Montigente
Crédito da foto: Luciane Pires
Leave a comment