V Mostra Itinerante de Capoeira Angola em Porto Alegre

By / 3 meses ago / Geral / No Comments
roda_capoeira
Entre os dias 20 e 25 Março deste ano, Porto Alegre receberá a V Mostra Itinerante de Capoeira Angola, uma proposta cultural que tem por objetivo promover a prática e a preservação dos saberes e fazeres tradicionais desta arte ancestral afro brasileira através de palestras, apresentações de rua, workshops e exibições de vídeos em diversos lugares da nossa cidade.

 

É uma iniciativa do Áfricanamente Ponto de Cultura e Escola de Capoeira Angola, organização que há quase duas décadas atua na promoção das culturas de matriz africana em nosso estado.
 
Histórico
 
A ideia surge da constatação que a capoeira, mesmo sendo reconhecida em 2008 como Patrimônio Cultural Brasileiro e em franco processo de expansão internacional, estava sendo esquecida em nosso País, principalmente no sul do Brasil. Assim, objetivando ampliar o número de praticantes para salvaguardá-la para as futuras gerações, foi pensado na Mostra Itinerante de Capoeira Angola.
 
Nesta edição, além de treneis e contramestres que irão ministrar oficinas, nós receberemos Mestre Churrasco (RS), Mestre Renê Bittencourt (BA) e Mestre Boca Rica (BA), este último discípulo direto de Mestre Pastinha, que irão compartilhar os conhecimentos adquiridos em suas vivências junto aos velhos guardiões desta arte.
 
São parceiros deste projeto a Casa de Cultura Mário Quintana, o Sindicato dos Bancários e a casa de Artes Tony Pethzold. As vagas são limitadas. Maiores informações: (51) 99630-2807 – com Contramestre Guto, africanamente.poa@hotmail.com

Daniel Ribeiro

22 anos, estudante de administração gestão pública.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked. *