Palestras virtuais do projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”

Ternos juninos, ternos de reis e a trajetória de um desbravador são tema das palestras que evidenciam personalidades e expressões culturais do Litoral Médio

Mestre Zango. (Foto Felipe Janicsek)

Três palestras virtuais destacando a contribuição de personalidades e expressões artístico-culturais identificadores do Litoral Médio do RS dão continuidade, nesta quinta-feira, dia 03 de junho, à programação do projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana”. As transmissões ocorrem pela página do Ponto de Cultura Coração de Tambor no Facebook. A iniciativa é da Associação Rota Afro-Açoriana por meio do Ponto de Cultura Coração de Tambor, em parceria com Pandorga Produtora Cultural, e financiada com recursos da Lei nº 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc).

Nesta semana, o destaque vai para a palestra das professoras Denize Silva e Laureane Colares que comentam a tradição dos ternos juninos, a partir da experiência do Terno Junino Mirim da Escola Onofre Pires, na localidade de Capão Comprido, em Tavares. O projeto, nascido em 2010, tem a intenção de incentivar a cultura regional, a partir da valorização de expressões artísticas características daquele região.

A outra palestra é de Antônio Lopes de Matos, conhecido como Mestre Zango, da localidade de Casca, que fala sobre ensaio de promessa e os ternos de reis. Figura respeitada na região, ele guarda um saber valoroso sobre estas manifestações culturais.

Já o ativista cultural Luiz Agnelo Chaves Martins (Gordo de Tavares) palestra sobre um importante personagem histórico, o tropeiro Cristovão Pereira de Abreu (1678-1755). Este fidalgo português, que peregrinou pelo Sul do Brasil até fixar-se na região do Litoral Médio, deu grande contribuição para o desenvolvimento econômico e cultural desta região.

O projeto

O projeto “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” é uma mostra audiovisual que coloca em evidência as manifestações artístico-culturais de origem afro-açoriana, características da Península, localizada no Litoral Médio do Rio Grande do Sul, entre a Lagoa dos Patos e o Oceano Atlântico, região da qual fazem parte as cidades de Mostardas e Tavares. Estas manifestações culturais são: o Ensaio de Pagamento de Promessa Quicumbi, de raiz africana; os Ternos Juninos de Santos Padroeiros (incluindo o de Sant’Ana, que ocorre no mês de julho) e de Reis; a Festa do Divino Espírito Santo e as Corridas de Cavalhadas, estes de origem luso-açoriana. Estas quatro manifestações encontram-se documentadas e disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br).

Coração de Tambor é um Ponto de Cultura localizado em Tavares que tem como intenção manter viva a riquíssima cultura Quicumbi, manifestação única no RS e que há mais de 260 anos vem mantendo acesos seus ensaios de pagamentos de promessas. Também tem seu foco na valorização da cultura afro-açoriana praticada na Península.

Vale ressaltar que além de palestras e depoimentos de personalidades culturais representativas da Península e do Litoral Norte do RS, a mostra virtual “Arte Encontro da Cultura Afro-Açoriana” apresenta uma variada da programação artística, reunindo nomes nascidos naquela Região ou que se projetaram difundindo a cultura afro-açoriana. São eles: Marco Araujo & Banda, Marcello Caminha & Grupo, Zé Neto Souza, Gilberto Oliveira Trio, Santos de Casa, Ivan Therra & Grupo Folclórico Boizinho da Praia e Loma & Grupo Chão de Areia. As produções audiovisuais encontram-se disponibilizadas no website da Rota Açoriana (www.rotaacoriana.com.br). 

Serviço

Quando: dia 03 de junho de 2020, quinta-feira

Onde: https://www.facebook.com/CoracaodeTamborPC

Links para acesso às palestras:

– Terno Junino Mirim Escola Onofre Pires:

https://youtu.be/5HMJ86DRvOA

– Ternos & Pagamento de Promessa por Mestre Zango (com libras):

https://youtu.be/JeBsscmR6Es

– Cristovão Pereira de Abreu por Luiz Agnelo Chaves Martins (com libras):

https://youtu.be/-ZyU2qaqpBg

Compartilhe

Voltar ao topo