Semana Farroupilha terá a primeira patrona negra

Declamadora campeoníssima Liliana Cardoso. (Foto: arquivo pessoal)

Por Giovani Grizotti, do G1/RS

Declamadora, mestre de cerimônias e vice-presidente do Conselho Estadual de Cultura, Liliana Cardoso, 43 anos, é a primeira negra patrona da Semana Farroupilha. Ela foi cinco vezes campeã do Fegart/ Enart, bi-campeã do Rodeio Internacional de Vacaria e tem 180 troféus conquistados em rodeios.

Liliana viaja o Brasil para divulgar a cultura gaúcha, através do projeto “A arte de declamar no gauchismo”, desenvolvido em parceria com o pai José Luiz Rodrigues dos Santos. A escolha foi feita pela comissão dos festejos. Parabéns Liliana!

“Como mulher negra, eu trago a representatividade dos Lanceiros Negros, que foram linha de frente na Revolução e das mulheres negras, que ficaram no campo gerando renda. Ser patrona é ter a certeza que onde minha mãe estiver estará feliz porque passou uma vida me acompanhando para forjar a Liliana Cardoso que sou hoje. Na próxima reencarnação, se houver, quero voltar mulher negra, declamadora e gaúcha”, declarou Liliana, em comunicado divulgado pelo MTG.

Como diria Liliana, “que botada”! Novos tempos para o nosso movimento tradicionalista com a primeira patrona negra da história.

Novos tempos para o nosso movimento tradicionalista com a primeira patrona negra da história.

Compartilhe

Voltar ao topo